O inverno começa oficialmente hoje, 21/06 e, todos os anos, costumamos ver postagens reforçando a importância dos cuidados e os efeitos que a estação mais gelada podem causar na pele.

Quando o clima apresenta temperaturas extremas (o que acontece também no verão) se faz necessário prestar atenção às necessidades da pele para mantê-la hidratada e garantir ciclos de renovação saudáveis.
Por isso, nesse post, eu trago um guia com tudo que você precisa saber sobre o comportamento desse, que é maior órgão do seu corpo, no inverno e como cuidar dela de uma de forma prática e com uma rotina super simples.
Porque a pele precisa de cuidados no frio?
Isso se deve à combinação de uma série de fatores que só acontecem nessa estação, como por exemplo:
A umidade do ar cai drasticamente no inverno.
O clima frio causa contração dos poros, o que diminui a excreção de sebo e, consequentemente o manto hidrolipídico que atua como proteção natural para evitar a perda de água na camada externa da pele.
Os poros contraídos dificultam a absorção de umidade do ambiente (que já não tem muita), e também a absorção de produtos de cuidado. *Até o final do post você vai saber como maximizar a absorção de produtos pela pele no inverno.
Nessa época, normalmente diminuímos a ingestão de água, o que faz com que nossas células da derme tenham menos líquido para manter a hidratação.
A gente toma banho em água mais quente do que o normal, o que pode destruir o manto hidrolipídico, causando descamações e coceiras.
É, migles, é uma fase em que o clima e nossos hábitos ruins se unem para destruir nossa autoestima
...mas calma que tem jeito.
Como minimizar os efeitos do inverno, então?
Nessa fase é interessante pensar em uma limpeza mais suave, mesmo para peles oleosas. Busque loções de limpezas menos agressivas e mais suaves, como por exemplo espumas de limpeza ou cleasing oils.
A propósito, já que a gente tá falando de limpeza, cuidado com os esfoliantes muito agressivos e o movimento de esfregar muito a esponja vegetal. Na medida certa, a remoção de células mortas da derme é bem importante para que ela fique saudável e pronta para a hidratação, mas esfoliar demais pode deixar a pele ainda mais sensível. Convém diminuir a frequência para no máximo uma vez por semana e optar por esfoliantes menos agressivos.
A hidratação pode ser mais pesada nessa época até para quem tem pele oleosa, como um gel ou um óleo vegetal. Quem tem a pele sensível ou seca precisa pensar em um produto mais denso como um creme formulado com manteigas e óleos vegetais. Uma ótima forma de usar o óleo vegetal é passar o produto à noite, antes de dormir, que assim o a pele absorve os nutrientes enquanto se regenera durante o sono.
Ah! e a gente tá aqui falando da pele do rosto, mas não se esqueça de hidratar também a pele do corpo, tá?
Tratamentos complementares
O inverno é uma ótima época para quem quer tratar o Melasma, já que, além do sol, o calor também contribui para o surgimento das manchas. Assim, como a temperetura é mais baixa os tratamentos são mais eficazes no inverno.
Demais tratamento de pele que você esteja fazendo também podem ser mantidos normalmente desde que você cuide de manter a pele hidratada.
Por último, mas não menos importante
Se você acha que o inverno é ruim para sua pele é porque não sabe o quanto a radiação UV pode ser ainda pior. Protetor solar, né, gente? Porque não é porque o dia está nublado que não tem radiação UV.
Os raios solares destroem as fibras de colágeno da nossa pele, liberam radicais livres e mais uma caralhada de coisas que são responsáveis pelo envelhecimento precoce.
E, sim, envelhecer é um processo natural de todo corpo, a gente vai ficar velha, com rugas, mas se você mantiver uma rotina de cuidados super básica, você não acelera esse processo, mantém sua pele sempre saudável independente da idade e deixa cada coisa acontecer no seu tempo... :)
Combinado?
Até a próxima! Com amor, Be♥