top of page

Dia Mundial da Alimentação: 5 filmes sobre nossas escolhas alimentares para refletir

A gente é o que a gente come. Quantas vezes você já não ouviu essa frase? Afinal tudo que entra pela nossa boca tem participação fundamental na nossa qualidade de vida.


Mas como abrir o diálogo sobre isso com uma geração que cresceu associando alimentação saudável a dieta e padrões de beleza?


Comer faz parte dos nossos rituais mais sagrados. Se fazemos aniversário, comemos com os amigos para celebrar. Terminamos a graduação, comemos. Nos casamos, batizamos a sobrinha, ganhamos uma promoção, adivinha?


Mas também recorremos à comida como forma de lidar com situações difíceis, buscando conforto, recompensa ou fuga da realidade. Além de envolver vários fatores como as preferências individuais, as condições socioeconômicas, as emoções e os sentimentos, nossa alimentação é parte essencial da cultura de cada povo.


É por isso que nossa alimentação vai muito além da dieta. Nossas escolhas têm papel fundamental não só no dia a dia, mas também no futuro que queremos construir para nossa saúde e para o planeta.


E para te ajudar a entender mais sobre os impactos das suas escolhas alimentares, nesse dia mundial da alimentação, preparamos uma lista de 10 documentários incríveis sobre esse assunto, disponíveis na Netflix.



1 - Cooked

Cooked é uma série documental baseada no livro de Michael Pollan, que explora a relação entre a comida e a cultura humana. A série é dividida em quatro episódios, cada um dedicado a um dos elementos: fogo, água, ar e terra. Em cada episódio, Pollan mostra como diferentes técnicas culinárias transformam os ingredientes e revelam aspectos da nossa história, identidade e conexão com a natureza. A série é uma celebração da arte de cozinhar e um convite para refletir sobre porque comemos o que comemos. Tem na Netflix.




2 - Comer vai nos levar à extinção - Narrado pela Xuxa

Este documentário revela as verdades chocantes sobre a indústria alimentícia, que é responsável por grande parte da destruição ambiental, da perda de biodiversidade e da crise climática. Com imagens impressionantes, depoimentos emocionantes e dados científicos, o filme mostra como a nossa escolha alimentar pode nos levar à extinção ou à salvação. Narrado pela apresentadora e ativista Xuxa Meneghel, este filme é um alerta urgente e uma inspiração para mudarmos os nossos hábitos antes que seja tarde demais.




3 - What the Health

É um documentário que investiga a relação entre a alimentação e as doenças, e como as indústrias de saúde, farmacêutica e alimentar influenciam as informações e as políticas públicas sobre nutrição. O documentário segue o cineasta Kip Andersen, que busca descobrir o segredo para prevenir e reverter doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardíacas. Ele entrevista diversos médicos, pesquisadores e ativistas que revelam as evidências científicas e os interesses econômicos por trás das recomendações alimentares oficiais. O documentário também mostra os benefícios de uma alimentação baseada em plantas, e como ela pode melhorar a saúde e o meio ambiente. O filme completo e dublado está disponível no You Tube.




4 – Sustainable

Em português “sustentável”, o título mostra a importância de saber a origem daquilo que se consome. Onde são produzidos os alimentos, qual a forma de cultivo, qual a responsabilidade social e ambiental desses produtores e muito mais. A partir desses questionamentos, o documentário mostra como os consumidores se distanciam da história por trás da produção dos alimentos e como isso os afeta. Enfim, mostra a importância de uma atitude mais sustentável sobre os alimentos.



5 - Live and Let Live

Em português “Viva e deixe Viver” é um documentário que examina a relação entre os humanos e os animais, a história do veganismo e as razões éticas, ambientais e de saúde que levam as pessoas a adotar esse estilo de vida. O filme apresenta seis histórias reais de pessoas que deixaram de consumir produtos de origem animal por diferentes motivos e mostram o impacto que essa decisão teve nas suas vidas e no mundo. O filme também conta com a participação de filósofos, cientistas e ativistas que esclarecem diversas questões sobre o veganismo e seus benefícios. o filme completo legendado está disponível no YouTube.




E aí Já assistiu algum deles? Qual você ficou curiosa para assistir? Ah e se tiver algum outro que você já assistiu e recomenda, deixa aqui nos comentários pra enriquecer nossa lista!



Comments


bottom of page