top of page

Cruelty free, veganos, naturais... entenda de vez a diferença!

São tantas características que às vezes a confusão toma conta. Afinal, todo produto natural é vegano? Todo produto vegano é cruelty free? É possível ser os três?


Calma, pra terminar de vez com essa confusão fique nesse post até o final, que vamos te explicar tudo:


Cosméticos veganos

São aqueles que não contêm nenhum ingrediente de origem animal e nem são testados em animais1. Isso significa que eles não usam nada que venha de animais, como leite, mel, seda, couro, gelatina, etc. Eles também não fazem experimentos com animais em nenhuma etapa da produção.


Cosméticos cruelty free

São aqueles que não são testados em animais, mas podem conter ingredientes de origem animal. Eles têm um selo com a imagem de um coelhinho que indica que eles não causam sofrimento aos animais. Porém, eles podem usar ingredientes como cera de abelha, lanolina, colágeno, que são derivados de animais.


Cosméticos naturais

São aqueles que têm pelo menos 95% dos componentes naturais com origem vegetal ou animal, e os 5% restantes são completamente orgânicos. Eles têm um selo IBD que indica que eles são feitos com matérias-primas naturais e sem aditivos químicos. Eles podem ser veganos ou cruelty free, mas nem sempre são.



Resumindo, a principal diferença entre produtos veganos, naturais e cruelty free está nos ingredientes que são utilizados e na forma como são feitos e testados.


Todo produto vegano é cruelty free, mas nem todo produto cruelty free é vegano.


Nem todo produto vegano ou cruelty free é natural, assim como um produto natural não necessariamente é vegano ou livre de crueldade animal (testes).



E aí, ficou mais fácil de entender?

댓글


bottom of page