Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam podem ser resultado do clima seco.

Geralmente as rachaduras são provocado pelo atrito de andar descalço, areia, poeira, calor e calçados abertos.
Principalmente no verão, muitas pessoas sentem essa área extremamente ressecada, com uma pele mais dura, grossa e sensação de lixa. Em casos extremos a pele do calcanhar pode até descamar. Mas a rachadura também pode estar relacionada a fatores genéticos e eventualmente até com doenças de pele como a psoríase, por exemplo.
Nos casos mais complicados em que as fissuras podem apresentar sangramento é indicado que se faça o tratamento com um dermatologista, pois as rachaduras podem representar a porta de entrada para outras infecções. Mas nos casos mais simples, reforçar a hidratação em casa ajuda a melhorar o quadro.
Neste caso, os cremes mais indicados para tratar rachaduras são os mais espessos e oleosos, que são os que conservam mais umidade.
Esfoliar os calcanhares duas a três vezes por semana durante o uso dos cremes ajuda a remover as peles secas e células mortas. Mas atenção para quem tem o hábito de lixar os pés. Se retirar demais a camada da pele o organismo pode reagir formando uma pele ainda mais grossa. O ideal é lixar pouco e hidratar muito bem.
Uma dica simples que sempre funciona é colocar um filme plástico (papel filme) nos pés após o creme, na hora de dormir ou usar uma meia de algodão.
Isso vai potencializar a ação do hidratante e assim você com certeza vai acordar com os pés muito mais macios.
Comenta aqui, qual a sua forma de lidar com os calcanhares rachados?