top of page

Calcanhares: como melhorar rachaduras com hábitos simples e coisas que você tem em casa


Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam podem ser resultado do clima seco.


Geralmente as rachaduras são provocado pelo atrito de andar descalço, areia, poeira, calor e calçados abertos.


Principalmente no verão, muitas pessoas sentem essa área extremamente ressecada, com uma pele mais dura, grossa e sensação de lixa. Em casos extremos a pele do calcanhar pode até descamar. Mas a rachadura também pode estar relacionada a fatores genéticos e eventualmente até com doenças de pele como a psoríase, por exemplo.


Nos casos mais complicados em que as fissuras podem apresentar sangramento é indicado que se faça o tratamento com um dermatologista, pois as rachaduras podem representar a porta de entrada para outras infecções. Mas nos casos mais simples, reforçar a hidratação em casa ajuda a melhorar o quadro.



Neste caso, os cremes mais indicados para tratar rachaduras são os mais espessos e oleosos, que são os que conservam mais umidade.


Esfoliar os calcanhares duas a três vezes por semana durante o uso dos cremes ajuda a remover as peles secas e células mortas. Mas atenção para quem tem o hábito de lixar os pés. Se retirar demais a camada da pele o organismo pode reagir formando uma pele ainda mais grossa. O ideal é lixar pouco e hidratar muito bem.


Uma dica simples que sempre funciona é colocar um filme plástico (papel filme) nos pés após o creme, na hora de dormir ou usar uma meia de algodão.


Isso vai potencializar a ação do hidratante e assim você com certeza vai acordar com os pés muito mais macios.


Comenta aqui, qual a sua forma de lidar com os calcanhares rachados?


Comments


bottom of page